Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6012
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClarissaMendonca_JulianaLima.pdf282,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coleção didática de acessos do gênero Ocimum
Autor(es): Mendonça, Clarissa Izetti de
Lima, Juliana Lopes
Assunto: Manjericão - cultivo
Plantas medicinais
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: MENDONÇA, Clarissa Izetti de; LIMA, Juliana Lopes. Coleção didática de acessos do gênero Ocimum. 2013. [30] f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O gênero Ocimum, da família Lamiaceae encerra dezenas de espécies compreendendo suas variedades, cultivares, morfotipos e quimiotipos. O grupo é conhecido popularmente como manjericões e alfavacas e são amplamente empregados na medicina popular, culinária, indústria da perfumaria, ou mesmo, como plantas ornamentais. O Objetivo deste trabalho foi compor uma coleção de trabalho com acessos do gênero Ocimum na Estação Experimental de Biologia, na Universidade de Brasília. Para compor a coleção, plantas foram coletadas e mantidas em vasos em casa-de-vegetação do tipo “glasshouse” com temperatura média de 26°C e 50% de sombreamento. Alguns exemplares já faziam parte da coleção de plantas medicinais da Universidade de Brasília, utilizadas nas aulas do curso de agronomia e outros foram introduzidos durante o presente trabalho. Para atingir o objetivo proposto, foram coletados o maior número possível de espécies, morfotipos e quimiotipos. Durante sete semanas foram feitas observações sobre o desenvolvimento das plantas, fenologia, produção de sementes, pragas e doenças. Atenção especial foi dada às dificuldades esperadas para plantas cultivadas em casa-de-vegetação. Os resultados mostraram que a coleção de acessos do gênero Ocimum do curso de agronomia tem hoje as principais espécies, variedades, cultivares e tipos do gênero Ocimum. Na maioria das espécies, razoavelmente bem adaptadas, observou-se a produção de sementes, facilitando assim a propagação e produção de mudas, que serão utilizadas nas aulas práticas e experimentação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons