Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/602
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_KarlaLisboaRamos.pdf358,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os programas de aleitamento materno e a qualidade do leite ofertado a crianças pretermo pelos bancos de leite humano : uma revisão
Autor(es): Ramos, Karla Lisboa
Orientador(es): Araújo, Wilma Maria Coelho
Assunto: Amamentação
Banco de leite humano
Alimentos - contaminação
Alimentos - qualidade
Data de apresentação: Abr-2004
Data de publicação: 2-Set-2009
Referência: RAMOS, Karla Lisboa. Os programas de aleitamento materno e a qualidade do leite ofertado a crianças pretermo pelos bancos de leite humano: uma revisão. 2004. 58 f. Monografia (Especialização em Qualidade em Alimentos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Atualmente, o aleitamento materno, no Brasil, é uma prática bem sucedida devido aos programas oficiais de incentivo ao aleitamento materno que se iniciaram na década de 80 e perduram até hoje. A partir da mobilização dos profissionais da área da saúde, dos órgãos governamentais e não governamentais e da sociedade, foi possível alcançar, no final da década de 80, um aumento do período de amamentação. Mesmo assim, ainda existe o desmame precoce na classe média e, principalmente, na população de baixa condição sócio-econômica. Os motivos para o desmame precoce vão desde a falta de informação sobre o aleitamento materno até o retorno da mulher ao mercado de trabalho. Com o intuito de resolver estes e outros problemas, os hospitais públicos e alguns privados iniciaram trabalhos de conscientização da gestante, no pré-natal, e criaram os Bancos de Leite Humano (BLH). A qualidade do leite humano cru e processado no BLH está relacionada às condições higiênico-sanitários adotadas desde a coleta até a distribuição. O nível de contaminação microbiana do leite após o processamento térmico (pasteurização 62,5oC/30 minutos) garante a morte de possíveis patógenos presentes do leite e assegura a qualidade do produto; porém, não elimina somente patógenos, mas também ocasiona perda no valor biológico e possivelmente mudanças químicas na fração lipídica. Tendo em vista que a qualidade nutricional e imunológica, assim como a segurança do produto, resultam de um conjunto de ações de controle e monitorização, faz-se necessário implantar as boas práticas de processamento e sistema de controle preventivo para identificar e corrigir os pontos falhos na cadeia produtiva e na manipulação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.04.TCC.602
Aparece na Coleção:Qualidade em Alimentos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.