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2010_FatimaCampos_PauloSilva_SilviaCarvalho_TaniaSantos.pdf99,51 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAires, Carmenísia Jacobina-
dc.contributor.authorCampos, Fatima-
dc.contributor.authorSilva, Paulo Henrique Balduino-
dc.contributor.authorCarvalho, Silvia Helena da Silva Cabral-
dc.contributor.authorSantos, Tania Regina Cruz-
dc.identifier.citationCAMPOS, Fatima et al. Educação sexual na EJA. 2010. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractAtualmente, a escola tem sido apontada como um importante espaço para veicular informação sobre formas de evitar a gravidez indesejada e de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS. Nos últimos anos, a sexualidade adolescente adquiriu uma dimensão de problema social. Mais que um problema moral, ela é vista como um problema de saúde pública, e a escola desponta como um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes. Exemplo da intenção de inserir este assunto no âmbito escolar é sua transformação em um elemento curricular: nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a orientação sexual é um tema transversal. De acordo com os Parâmetros, os temas transversais abordam problemas fundamentais e urgentes da vida social, sendo que o tema educação sexual foi criado em virtude do crescimento de casos de gravidez indesejada entre adolescentes e de riscos da contaminação pelo HIV. Cabe, portanto, à escola e não mais apenas à família, desenvolver uma ação crítica, reflexiva e educativa que promova a saúde das crianças e dos adolescentes (BRASIL, 1998). Assim, a escola, passa a ser pensada como um dispositivo político privilegiado de intervenção, buscando expandir o impacto sobre a população através do controle da sexualidade adolescente. O Projeto de Intervenção Local é Educação Sexual na EJA voltado para a promoção da cidadania saudável propondo a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar em relação à gravidez e DST/ AIDS.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEducação sexualen
dc.subject.keywordDoenças sexualmente transmissíveisen
dc.subject.keywordSexualidadeen
dc.titleEducação sexual na EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-13T12:52:21Z-
dc.date.available2013-09-13T12:52:21Z-
dc.date.issued2013-09-13T12:52:21Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6022-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoSilva, Alexandra Pereira da-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação sexual-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6022pt_BR
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