Título: | Festival de cultura da paz : uma proposta para o CEF 01 da Estrutural |
Autor(es): | Carvalho, Marcelo Costa |
Orientador(es): | Rêses, Erlando da Silva |
Coorientador(es): | Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cultura |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Paz Violência na escola |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 16-Set-2013 |
Referência: | CARVALHO, Marcelo Costa. Festival de cultura da paz: uma proposta para o CEF 01 da Estrutural. 2010. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | Numa tentativa de oferecer o melhor de nós como educador da Educação de Jovens e Adultos -EJA, estamos compartilhando com todos os profissionais da educação um Projeto de Intervenção Local – PIL no Centro de Ensino Fundamental – CEF 01 da Estrutural com o intuito de oferecer uma EJA com qualidade. Trata-se de um Festival de Cultura da Paz em conformidade com as estratégias do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola que prevê a ampliação do festival para o noturno nas próximas edições. As principais atividades a serem desenvolvidas, são: Reuniões com o coordenador e a supervisora pedagógica do noturno, a direção da escola, diretora e vice, os professores, os alunos e a comunidade, para então, realizar o Evento e depois sua avaliação. Levando em consideração o princípio da construção coletiva com toda a equipe de direção e de professores, além do envolvimento e participação ativa dos alunos e da comunidade. O Projeto quer sensibilizar, conscientizar e chamar atenção para a Paz, mudar a imagem da escola, construir uma cultura de Paz e irradiar esta cultura para além dos muros da escola. Fazer do Festival de Cultura da Paz um evento anual da escola que permita a escola se tornar um centro difusor de ideias e ações em prol da Paz. Por uma escola sem violência, o projeto pretende encarar o problema de frente, focando em um trabalho pedagógico para prevenir a violência e criar um clima de Paz. Criar um momento na escola para a motivação, a criatividade, os talentos, a reflexão, o debate, a discussão e a busca de soluções alternativas para os problemas sociais. Trabalhar com Projetos é sair da rotina da sala de aula, é contemplar outros assuntos essenciais na EJA para a formação e promoção da cidadania, o respeito à diversidade, e o resgate de valores numa sociedade mais justa e humana. Pretende-se mudar o paradigma: “Isto é problema do Governo” para “Isto seja um problema nosso” e começar a refletir sobre: “O que eu posso fazer para mudar esta realidade?”. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6038 |
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Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
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