Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KelmaNayaraBritoMedeirosDosAnjos.pdf812,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O professor que ensina matemática no quinto ano do ensino fundamental : possibilidades de intervenção pedagógica
Autor(es): Anjos, Kelma Nayara Brito Medeiros dos
Orientador(es): Neves, Regina da Silva Pina
Assunto: Matemática - estudo e ensino - aspectos psicológicos
Professores de matemática
Prática de ensino - matemática
Psicopedagogia
Data de apresentação: 17-Jul-2013
Data de publicação: 17-Set-2013
Referência: ANJOS, Kelma Nayara Brito Medeiros dos. O professor que ensina matemática no quinto ano do ensino fundamental: possibilidades de intervenção pedagógica. 2013. 33 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pratica docente em matemática tem sido muito discutida e observadas nos últimos anos, em especial, a desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Vários questionamentos buscam compreender aspectos da formação inicial em pedagogia que possam contribuir para o desenvolvimento de metodologias mais adequadas para este nível de escolarização. Nesse sentido, e cada vez mais necessário conhecer o professor e a pratica em matemática que ele desenvolve. Diante desse entendimento, o presente relatório de intervenção no contexto do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, foi desenvolvido com o intuito de promover a tomada de consciência, por parte de duas professoras do 5º ano, da prática docente em matemática que elas desenvolvem. Tomaram-se como referência teórica as teorias de D' Ambrosio (2005), Muniz (2008) Pina Neves (2008), Mengali & Nacarato (2010), dentre outros. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com procedimentos de análise documental, observação e, posteriormente sessões de natureza interventiva. Os resultados mostraram que as professoras avançaram na capacidade de analisar a própria pratica e, a partir, dessa analise constituir novas possibilidades de mediação em matemática.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons