Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SilvanaAfonsoCosta.pdf833,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prevalência da obesidade dos alunos dos 1º anos do Ensino Médio da EEEFM Zilda da Frota Uchoa localizada no município de Vilhena - Rondônia
Autor(es): Costa, Silvana Afonso
Orientador(es): Barron Conroy, Juan Adalio
Assunto: Obesidade nos adolescentes
Exercícios físicos
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 18-Set-2013
Referência: COSTA, Silvana Afonso. A prevalência da obesidade dos alunos dos 1º anos do Ensino Médio da EEEFM Zilda da Frota Uchoa localizada no município de Vilhena - Rondônia. 2012. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ariquemes-RO, 2012.
Resumo: A epidemia da obesidade tem atingido tanto países ricos e pobres, aumentando os custos diretos e indiretos no setor saúde. A obesidade infantil predispõe a criança as mais variadas complicações, abrangendo as esferas psicossocial e orgânica. Tende a persistir na vida adulta, contribuindo significativamente na morbimortalidade da população. O diagnóstico precoce e a detecção dos fatores de risco para obesidade são úteis para o tratamento e prevenção de agravos, contribuindo para estruturação de Políticas Públicas eficientes de promoção à saúde nestas áreas. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de aspecto quantitativo a qual tem por objetivo descrever a prevalência de sobrepeso/obesidade dos escolares dos 1º anos do ensino médio de uma escola pública de Vilhena - RO, segundo gênero e idade. Métodos: Foram aplicados para as 50 amostras questionários de coleta de dados assim como análise das Medidas Antropométricas: coleta de dados relacionados à idade, gênero, peso e estatura dos adolescentes para avaliação antropométrica, em seguida será analisado o IMC (índice de massa corporal). Obesidade e sobrepeso foram definidos de acordo com os pontos de corte estabelecidos por Cole et al, utilizando-se o IMC para idade. Foram pesquisadas variáveis biológicas, socioeconômicas, hábitos alimentares, tempo de assistência á televisão e nível de atividade física. Resultados: A prevalência de sobrepeso/obesidade foi de 28%. Sedentarismo foi frequente. A falta da prática de atividades físicas demonstrou associação significante com sobrepeso/obesidade na análise de regressão logística multivariada. Conclusão: Sobrepeso/obesidade infantil teve uma prevalência significante nesta amostra e os fatores associados que demonstraram significância estatística foram: a ausência da pratica de atividades físicas fora do ambiente escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Polo de Ariquemes-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons