Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LaisEvelimDeSouzaSilva.pdf2,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: De suporte de informação a objeto de arte : o livro e suas perspectivas
Autor(es): Silva, Laís Evelim de Souza
Orientador(es): Peres, Mônica Regina
Assunto: Livros - história
Suportes informacionais
Arte moderna Séc. XX
Encadernações
Livros especiais
Data de apresentação: 20-Ago-2013
Data de publicação: 23-Set-2013
Referência: SILVA, Laís Evelim de Souza. De suporte de informação a objeto de arte: o livro e suas perspectivas. 2013. 137 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo estabelece uma evolução detalhada dos suportes de informação, assim como a historiografia do objeto livro, seus materiais e métodos de confecção através das diferentes culturas até a atualidade. Descreve brevemente a respeito das técnicas de encadernação ao longo da história, enfatiza a importância da arte moderna, contemporânea e conceitual para a instauração do livro como objeto de arte. Discute sobre o tratamento atribuído as coleções especiais de livros de artista na ciência da informação e por fim, propõe uma discussão a respeito da ampliação, superação e equivalência de valores e funções do suporte da informação em contraposição ao conteúdo que carrega. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study establishes a detailed evolution of information support, as well as the historiography of the book, its materials and methods of manufacture through different cultures to the present. Briefly describes about the binding techniques throughout history, emphasizes the importance of modern, contemporary and conceptual art, for establishment of the book as an art object. Discusses the treatment assigned to special collections of artist books in information science and finally, proposes a discussion about the magnification, overcoming and equivalency values and functions of the information support in opposition to the content it carries.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2013.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons