Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RodrigoCunhaDaPaz.pdf457,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Exportação : uma estratégia de difusão tecnológica
Autor(es): Paz, Rodrigo Cunha da
Orientador(es): Ellery Junior, Roberto de Goes
Assunto: Inovações tecnológicas
Empresas comerciais exportadoras
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 24-Set-2013
Referência: PAZ, Rodrigo Cunha da. Exportação: uma estratégia de difusão tecnológica. 2012. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O trabalho evidencia a importância do upgrading das exportações de bens e serviços como fator de promoção da inovação tecnológica, pois as empresas que exportam têm mais gastos inovativos – agora vistos como investimentos - e fortalecem o Sistema Nacional de Inovação. O fortalecimento da ligação Universidade – Indústria – Governo torna a produção mais flexível, inovadora e gera mais renda. A idéia principal é o fortalecimento da indústria nacional ao focar no mercado exterior e repetir com adaptações as experiências de internacio-nalização de empresas e economias bem-sucedidas. Por fim, utiliza-se uma regressão para analisar o efeito do aumento de salários nominais nas regiões metropolitanas para estimar um efeito positivo sobre exportações. A ideia é provar que empresas que têm contato com o meio exterior pagam melhores salários e têm melhores funcionários. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objetive evicences the importance of the exportation’s upgrading as a factor of in-creasing in technological innovation. Thereby, the enterprises that exports have more innova-tive expenditures – now like investments – and then, the national innovative system are stronger. The linkage among universities, government and industries improves the flexibility, innovative and generates more income. The main idea is the strengthening of the national in-dustry focusing the international market and repeating the well successful experiences of in-ternationalization of enterprises and economies.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons