Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlineCarvalhoPereira.pdf698,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiência do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas nas ações intersetoriais em sexualidade para adolescentes
Autor(es): Pereira, Aline Carvalho
Orientador(es): Pereira, Lucélia Luiz
Assunto: Saúde escolar
Educação sexual para a juventude
Adolescentes - comportamento sexual
Data de apresentação: 2-Jul-2013
Data de publicação: 24-Set-2013
Referência: PEREIRA, Aline Carvalho. Experiência do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas nas ações intersetoriais em sexualidade para adolescentes. 2013. 51 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa discute as ações em Sexualidade desenvolvidas pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas no âmbito escolar envolvendo as áreas de saúde e educação, portanto, um esforço de analisar o desafio da intersetorialidade no que diz respeito a discussão da temática. Para a analise foram escolhidas três escolas da região administrativa de Taguatinga e que estavam inscritas no SPE, juntamente com os três centros de saúde parceiros. Como modelo metodológico escolheu-se a entrevista qualitativa semi-estruturada. Foram realizadas entrevistas com seis profissionais envolvidos no projeto, sendo três na área de educação e três profissionais da área de saúde. Na analise de dados foi levado em consideração a caracterização do SPE nas escolas, uma busca de entendimento quanto a intersetorialidade entre as áreas de Educação e Saúde, e uma analise quanto as diretrizes sobre Educação Sexual do SPE e as concepções dos profissionais acerca dos direitos sexuais e reprodutivos. Observou-se que ainda se faz presente o discurso tradicional da educação sexual onde prevalece a medicalização, o modelo biologicista, a prevenção por meio do temor, a heteronormatividade e diferenciação em função de gênero. Por isso a importância de se abrir o discurso em torno de uma reflexão em torno dos direitos humanos e o respeito à diversidade. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research reasons about Sexuality actions developed by Health and Prevention in Schools Project in the educational scope involving health and education areas. Thus, it is an effort in analyzing such intersectorial challenge in which concerns the thematic debate. For the analysis, it has been chosen three schools in the administrative region of Taguatinga and that were registered in SPE along with three associated heath centers. Semi-structured qualitative interviews were chosen as the methodological model. Interviews were performed with six professionals involved in this project: three from Health area and other three from Education area. In data analysis, a list of aspects has been taken into consideration: the SPE characterization in the schools; an understanding pursuance concerning the intersectoriality between Education and Health areas; and a analysis of SPE‟s Sex Education guidelines and professionals‟s beliefs about reproductive and sexual rights. It has been still noted the presence of orthodox sex education speech wherein prevails the medicalization, the biologicist model, fear-driven prevention, heteronormativity and differentiation by gender. Therefore the importance of an open debate around a reflection towards human rights and respect for diversity.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.