Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_MariadaPenhaCordeiroPereira.pdf782,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capacitação de confeiteiros e padeiros : um estudo de viabilidade para a criação de um centro de treinamento especializado
Autor(es): Pereira, Maria da Penha Cordeiro
Orientador(es): Pontes, Shirley
Botelho, Raquel Braz Assunção
Assunto: Formação profissional
Gastronomia
Panificação
Confeitaria
Data de apresentação: 2006
Data de publicação: 15-Out-2009
Referência: PEREIRA, Maria da Penha Cordeiro. Capacitação de confeiteiros e padeiros: um estudo de viabilidade para a criação de um centro de treinamento especializado. 2006. 80 f. Monografia (Especialização em Gastronomia como Empreendimento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este estudo analisa sinteticamente a origem da Gastronomia, a origem e a produção do açúcar até a influência do açúcar na culinária. Posteriormente, descreve a história das confeitarias e enfatiza a necessidade de um treinamento profissionalizante especializado no setor de confeitaria e panificação, que de acordo com pesquisa de mercado realizada, carece de mão-de-obra qualificada e aperfeiçoamento técnico para atender as atuais demandas do mercado competitivo. Para tanto, é proposto neste estudo a criação de um Centro Técnico de Treinamento em Confeitaria e Panificação que viabilize a capacitação e o aprimoramento de conhecimentos práticoteóricos que concretizem o desenvolvimento profissional.
Abstract: This study it analyzes the origin of the Gastronomy, the origin and the production of the sugar until the influence of the sugar in the culinary. Later, it describes the history of the confectioneries and emphasizes the necessity of a specialized professionalizing training in the sector of confectionery and panification, that research of market in accordance with carried through, lacks of qualified man power and perfectioning technician to take care of the current demands of the competitive market. Considered in this study the creation of a Center Technician of Training in Confectionery and panification that makes possible the qualification and the improvement of knowledge practicaltheoreticians who materialize the professional development.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.TCC.615
Aparece na Coleção:Gastronomia como Empreendimento



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.