Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6159
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LarissaFerreiraDosAngelos.pdf840,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evolução das linguagens documentárias até os sistemas de organização do conhecimento
Autor(es): Angelos, Larissa Ferreira dos
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Linguagens documentárias
Organização do conhecimento
Recuperação da informação
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 27-Set-2013
Referência: ANGELOS, Larissa Ferreira dos. Evolução das linguagens documentárias até os sistemas de organização do conhecimento. 2013. 60 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Investiga a evolução das linguagens documentárias até os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs) com o objetivo de encontrar na literatura fatores que contribuíram para o surgimento de novas linguagens documentárias e o contexto histórico que influenciaram o desenvolvimento de novos instrumentos de recuperação da informação. Trata-se de um estudo com caráter exploratório e uma abordagem metodológica qualitativa. A revisão de literatura aborda os tipos de linguagens, a linguagem documentária como um instrumento de recuperação da informação bem como as atuais linguagens documentárias, de maneira a abranger a evolução da comunicação do ser humano e em consequência à necessidade de ordenar e recuperar os produtos documentários produzidos pelo mesmo. Com base no texto, A evolução do conceito de linguagem documentária: as linhas francesa e brasileira, de Michely Jabala Mamede Vogel (2007) e a reunião dos SOCs em quatro grupos (eras) de Vickery (2008), pôde-se então formular uma tabela e por meio desta verificar que assim como o contexto histórico influenciou e continua influenciando o desenvolvimento das linguagens documentárias, este também influencia no conceito do objeto. _________________________________________________________________________ RESUMEN
Investiga la evolución de los lenguajes documentales a los Sistemas de Organización del Conocimiento (SOC) con el objetivo de encontrar la literatura sobre los factores que contribuyeron a la aparición de un nuevo lenguaje documental y el contexto histórico que influyó en el desarrollo de nuevas herramientas para la recuperación de la información. Se trata de un estudio exploratorio con abordaje cualitativa. La revisión de la literatura discute los tipos de lenguajes, el lenguaje de indexación como una herramienta para la recuperación de información y los lenguajes documentales de actualidad, a fin de abarcar la evolución de la comunicación humana y por consecuencia la necesidad de organizar y recuperar productos documentales producidos por el ser humano. Basado en el texto, A evolução do conceito de linguagem documentária: as linhas francesa e brasileira, de Michely Jabala Mamede Vogel (2007) y la reunión del SOCs en cuatro grupos (eras) Vickery (2008), se puede hacer una tabla y comprobar que, así como el contexto histórico influenció e influencia en el desarrollo de lenguajes documentales, esto también influye en el concepto del objeto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2013.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons