Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6162
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielaGalraoDeAlsinaGrau.pdf78,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aprendizagem do conceito de número e do sistema numérico por portadores de DM : revisão de artigos
Autor(es): Grau, Gabriela Galrão de Alsina
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Deficientes mentais - educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Set-2013
Referência: GRAU, Gabriela Galrão de Alsina. A aprendizagem do conceito de número e do sistema numérico por portadores de DM: revisão de artigos. 2013. [27] f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo trata da análise e discussão de artigos nacionais sobre a aprendizagem matemática de deficientes mentais, especificamente a aquisição do conceito de número e do sistema numérico, sob o enfoque da psicologia do desenvolvimento. Nos estudos é possível observar a prevalência das ideias de Jean Piaget e outros autores que embasam suas pesquisas na psicologia do desenvolvimento para explicar a aprendizagem destes conceitos matemáticos. Com relação aos portadores de deficiência mental, seu desenvolvimento geral e em particular suas competências matemáticas, é preciso superar a noção que estes sujeitos se limitam às suas patologias, um fato corriqueiro nas escolas. Entretanto, não se trata de ignorar as diferenças que existem, mas, sim, ajudar o indivíduo a se desenvolver e aprender dentro das suas possibilidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons