Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaCarolinaResendeLeite.pdf17,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cinema, diversidade e educação infantil : possibilidades pedagógicas do filme em uma escola de educação infantil
Autor(es): Leite, Ana Carolina Resende
Orientador(es): Silveira, Marly de Jesus
Assunto: Ensino - meios auxiliares
Igualdade social
Cinema na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 2-Out-2013
Referência: LEITE, Ana Carolina Resende. Cinema, diversidade e educação infantil: possibilidades pedagógicas do filme em uma escola de educação infantil. 2013. 124 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho realizou um estudo sobre o potencial do uso de filmes em sala de aula e a contribuição deste recurso na aprendizagem das crianças sobre determinados conteúdos, especialmente, na construção ou mudanças de pensamentos relacionados às ideias sobre as diferenças humanas. Há uma necessidade de incluir o Cinema como um recurso didático apoiando as práticas escolares de forma consciente e relacionada aos conteúdos escolares. Como também mostrou-se imperativa a inclusão dos conhecimentos relacionados às diversidades culturais e o entendimento das diferenças humanas na educação infantil. Foram feitas oficinas com crianças de 5 anos de uma Escola Pública de Brasília tendo como recurso pedagógico principal o filme, como introdução e ilustração das culturas africanas. O filme foi muito bem recebido pelas crianças e foi avaliado o impacto positivo na aprendizagem dessas crianças.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons