Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6220
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GraziellaNannuciPepe.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da aprendizagem de aluna com deficiência mental numa escola regular e privada de Brasília
Autor(es): Pepe, Graziella Nannuci
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Deficientes mentais - educação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 8-Mar-2013
Data de publicação: 3-Out-2013
Referência: PEPE, Graziella Nannuci. Avaliação da aprendizagem de aluna com deficiência mental numa escola regular e privada de Brasília. 2013. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho, caracterizado como estudo de caso, tem como objetivo principal analisar as perspectivas relacionadas à avaliação da aprendizagem da aluna com deficiência mental, incluída em sala regular, no sistema de ensino privado de Brasília. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a professora e com a mãe da aluna, de fichas médicas junto à orientação escolar, com a autorização dos pais da aluna e duas atividades avaliativas, atividade realizada pela aluna pesquisada e a outra pelo restante da turma. O estudo verificou, em concordância com a literatura, que a adaptação dos materiais, bem como a inclusão vem sendo trabalhada de maneira equivocada pelos educadores. Também mostrou que os educadores ainda não perceberam a importância da avaliação como mecanismo para promover o crescimento e o desenvolvimento cognitivo do educando. Os professores ainda não percebem esse instrumento como um recurso auxiliador para a tomada de decisão mais apropriada no trabalho pedagógico em sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons