Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6235
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarolinaPaivaDeFaria.pdf2,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma proposta de intervenção : desenvolvendo competências para a aquisição do processo de leitura e escrita
Autor(es): Faria, Carolina Paiva de
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Alfabetização
Atividades lúdicas
Distúrbios da aprendizagem
Psicopedagogia
Data de apresentação: 17-Jul-2013
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: FARIA, Carolina Paiva de. Uma proposta de intervenção: desenvolvendo competências para a aquisição do processo de leitura e escrita. 2013. 59 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi intervir na situação concreta de uma aluna que apresentava queixa escolar de dificuldade na aquisição do processo de leitura e escrita, com o agravamento de significativa agitação motora, reduzida concentração e baixa motivação para aquisição de conceitos escolares. A metodologia aplicada baseou-se em Fávero (2005), onde primeiro se faz uma avaliação psicopedagógica para o levantamento das competências do sujeito e, posteriormente, a partir destes dados, planejam-se sessões de intervenção,de modo que cada sessão fornece os dados a serem utilizados no planejamento da sessão seguinte. Ao término do presente trabalho, observou-se que o aspecto motivacional foi determinante para o resultado geral da pesquisa. Afinal, direcionou-se a atenção da criança de modo diferente. Através da mediação da psicopedagoga, foi possível apresentar uma nova perspectiva do processo de alfabetização. Abriu-se um novo universo, no qual o aprendizado por meio do lúdico, torna-se algo ainda mais envolvente.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons