Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaJessicaRochaLago.pdf302 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação e psicanálise : interlocuções acerca do sujeito com autismo
Autor(es): Lago, Maria Jéssica Rocha
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Psicanálise e educação
Autismo
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: LAGO, Maria Jéssica Rocha. Educação e psicanálise: interlocuções acerca do sujeito com autismo. 2013. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O autismo representa um dos temas atuais mais discutidos e que suscita diversas perguntas aos interessados. Ocupando em sua maioria, no imaginário cultural, narrativas que passeiam em meio a um universo de impossibilidades do contato afetivo ao desenvolvimento da linguagem, dispondo um lugar de não reconhecimento da mínima chance de habilidade e capacidade. É neste sentindo que o presente trabalho se configura na forma de um ensaio acadêmico elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Orientando-se a partir da questão-problema: qual a possível interlocução entre educação e psicanálise para compreender o sujeito com autismo? Com o objetivo geral de investigar teoricamente pela ótica da psicanálise o autismo e as implicações possíveis, dada pela união da pedagogia e psicanálise. E para subsidiar o apanhado teórico, definiram-se os seguintes objetivos específicos: conceitualizar o autismo historicamente e à luz de teorias psicanalíticas, refletir e relacionar os campos da psicanálise e educação e suas possíveis interlocuções. O que representa uma saída teórica para a investigação em questão na esperança de elucidar a percepção desta realidade na posição de educador concomitante a psicanálise. Para tal, investigou-se o conceito de autismo na teoria psicanalítica situando-o historicamente, junto às possibilidades de união entre a psicanálise e a pedagogia, à luz de teóricos contemporâneos da área. Ainda, através de recortes de uma prática pedagógica referente a um acompanhamento terapêutico com uma criança com autismo, encontrar um pouco da teoria que se discorre no ensaio em uma efetiva prática. Concluindo então que por meio do que a psicanálise pode proporcionar à educação, muito pode se somar aos sujeitos com autismo, ampliando as possibilidades de escuta e ações pedagógicas a cerca deste sofrimento psíquico precoce que nós educadores muito nos deparamos. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
Autism is one of the most discussed current topics and raised many questions to interested persons. Narratives that occupy mostly the cultural imaginary, are in the midst of a universe of impossibilities of affective contact to language development, offering a place for non- recognition of the slightest chance of skill and ability. That is why the present work is configured in the form of an academic essay developed from a bibliographic research. The problem-question is: which is the possible interlocution among education and psychoanalysis to understand the individual with autism? With the general objective of investigating theoretically from the perspective of psychoanalysis autism and the possible implications, given by the union of pedagogy and psychoanalysis. To assist the theoretical survey, was defined the following specific objectives: conceptualize autism historically focusing on psychoanalytic theories, reflect and report the fields of psychoanalysis and education and their possible dialogues. What is an output for theoretical research relevant in the hope to clarify the perception of this reality in the position of educator concomitant with the psychoanalysis. For this research, was investigated the concept of autism in the history of psychoanalytic theory, combined the possibilities of union between psychoanalysis and pedagogy in light of contemporary theoreticians in the field. Still, through a pedagogical practice clippings concerning a therapeutic accompaniment with a child with autism, find some theory that discusses the essay in an effective practice. Concluding that by means of what psychoanalysis can provide education, much can be added to autistic individuals, expanding the possibilities of listening and pedagogical activities about this early mental suffering that we educators face.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons