Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AmandaBieteDeOliveira.pdf372,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência de selos de certificação de qualidade na decisão de compra de alimentos
Autor(es): Oliveira, Amanda Biete de
Orientador(es): Gubert, Muriel Bauermann
Assunto: Segurança alimentar
Alimentos - qualidade
Alimentos - rotulagem
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 16-Out-2013
Referência: OLIVEIRA, Amanda Biete de. A influência de selos de certificação de qualidade na decisão de compra de alimentos. 2012. [18] f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Introdução: Acredita-se que certificação de qualidade de alimentos por meio de selos, se realizada com transparência e credibilidade pelas organizações competentes, pode ajudar o consumidor na escolha destes produtos. Objetivo: avaliar a influência de selos de certificação de qualidade na decisão de compra de alimentos pelos consumidores. Métodos: Estudo analítico transversal, com questionário eletrônico on-line elaborado com a ferramenta SurveyMonkey. Resultados: Dos 342 participantes, 64% eram mulheres. Foram investigados os fatores que mais influenciam na compra de alimentos, o nível de concordância em relação a afirmações sobre selos de certificação, os selos mais reconhecidos pela população estudada e os mais confiáveis. Um dos fatores que mais influencia na compra de alimentos foi a preocupação com a alimentação saudável (3,98±1,04). O selo de produto orgânico foi o mais reconhecido (55,8%) e considerado um dos mais confiáveis (2,26±0,55), segundo os participantes da pesquisa, bem como o selo de uma sociedade médica – área da cardiologia. Os consumidores revelaram acreditar que produtos com selos de certificação são mais caros (3,45±1,23), porém mais seguros (3,71±1,07) e os auxiliam a realizar escolhas alimentares mais saudáveis (3,72±1,11). Conclusão: Sugere-se que os selos de certificação de alimentos exercem influência importante na decisão de compra dos consumidores. Destaca-se a necessidade de regulamentação pela ANVISA da certificação de alimentos para avaliar se tais propriedades benéficas estão realmente presentes em produtos com selos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons