Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AndreaPortelaBarreto.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das condições higiênico-sanitárias em folhosos vendidos na Central de Abastecimento S.A. (CEASA) em Brasília/DF
Autor(es): Barreto, Andrea Portela
Orientador(es): Oliveira, Yolanda Mercedes Silva Camps de
Coorientador(es): Gonçalves, Rodrigo Gurgel
Assunto: Higiene alimentar
Segurança alimentar
Alface
Alimentos - contaminação
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 16-Out-2013
Referência: BARRETO, Andrea Portela. Análise das condições higiênico-sanitárias em folhosos vendidos na Central de Abastecimento S.A. (CEASA) em Brasília/DF. 2012. 50 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Os alimentos consumidos pelos seres humanos devem ser livres dos perigos químicos, físicos e biológicos. Desde 2005, o Ministério da Saúde estimula o consumo de quatro a cinco porções de hortaliças por dia. Assim aumentou-se a preocupação com as hortaliças, principalmente no que diz respeito à contaminação biológica, que geralmente ocorre durante o cultivo. Este trabalho tem como objetivo principal investigar as condições higiênico-sanitárias de alfaces da variedade crespa de produtores rurais que são fornecedores do CEASA. Para realizar este estudo foi utilizado um formulário para a identificação e caracterização dos produtores e das amostras. No total foram analisados 25 amostras de alface (cinco de cada produtor rural). Para as análises de coliformes fecais/termotolerantes utilizou-se o método de Número Mais Provável e para a investigação parasitológica utilizou-se o método Hoffman, Pons & Janer – modificado. Os resultados foram comparados com as exigências da legislação vigente e observou-se que 8% das amostras estavam fora da legislação para coliformes termotolerantes. O estudo parasitológico detectou helmintos (ovos, larvas e adultos) e protozoários (cistos) em 52 % das amostras. No total das amostras encontrou-se: cistos de Entamoeba coli (4%), Entamoeba sp (4%), e Acanthamoeba (8%), ovos de Ancylostomidae (25%) e de Ascaris (8%), larvas de nematóides não identificadas (24%), larvas morfologicamente similares a ancilostomídeos (40%), larvas morfologicamente similares a Strongyloides stercoralis (8%), nematóides adultos não identificados (24%). O trabalho demonstra a necessidade de higienização das hortaliças antes de ser consumida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons