Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IvoneteDeSouzaCorrea.pdf289,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento e alfabetização na Escola Municipal Itaúna
Autor(es): Correa, Ivonete de Souza
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Educação do campo
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 17-Out-2013
Referência: CORREA, Ivonete de Souza. Letramento e alfabetização na Escola Municipal Itaúna. 2013. 32 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho de pesquisa aborda a alfabetização e o letramento na Escola Municipal Itaúna, no contexto de Ensino Básico. As crianças pesquisadas adquirem esse conhecimento na escola e nas convivências e experiências que vêm de casa, também nas apropriações de conhecimentos através das práticas de leitura e escrita. Assim, o interesse da pesquisa é investigar as possibilidades das escolas adotarem o ensino através dos letramentos. A metodologia usada para a coleta dos dados tem abordagem qualitativa, em que se utilizou o questionário como instrumento de pesquisa. Aborda ainda os fundamentos da alfabetização e do letramento, com intuito de demonstrar a importância da alfabetização trabalhada junto com os letramentos. Por meio deste trabalho, pretende-se contribuir com a reflexão dos professores da escola do campo em relação ao que é de fato alfabetizar e letrar. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research addresses the literacy and literacy at the Municipal School Itaúna, in the context of basic education. Children surveyed acquire this knowledge at school and in cohabitation and experiences that come from home, also in appropriating knowledge through the practices of reading and writing. Thus, the interest of the research is to investigate the possibilities of schools adopt teaching literacy through. The methodology for data collection is a qualitative approach, in which questionnaire was used as a research tool. It also discusses the fundamentals of literacy and literacy, in order to demonstrate the importance of literacy crafted with literacies. Through this work, we intend to contribute to the discussion of the school teachers of the field in relation to what is actually literate and write the lyrics.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons