Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6380
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaLeaoDeAlmeida.pdf165,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de produtos com selos de certificação e de seus semelhantes não certificados, por meio da rotulagem nutricional
Autor(es): Almeida, Camila Leão de
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Coorientador(es): Gubert, Muriel Bauermann
Bertolin, Maria Natacha Toral
Assunto: Alimentos - rotulagem
Alimentos - qualidade
Alimentos - composição
Informação nutricional
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 22-Out-2013
Referência: ALMEIDA, Camila Leão de. Análise de produtos com selos de certificação e de seus semelhantes não certificados, por meio da rotulagem nutricional. 2013. [16] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Introdução: Um dos instrumentos utilizados para conhecer melhor as características de um produto é o seu rótulo. (IDEC, 2012). Para receber um selo que faça qualquer alegação de saúde, seria necessário que o alimento não fosse um fator positivo para o desenvolvimento de casos de excesso de peso e outras doenças relacionadas (Stringheta, 2007). No entanto, nem sempre isso é levado em consideração. Objetivo: Comprovar se a indústria de alimentos está seguindo as normas propostas pelo CFM e analisar se os alimentos que ainda possuem selos de certificação apresentam algum diferencial em sua composição nutricional que justificaria esse certificado de qualidade. Métodos: Foi realizado estudo do tipo caso controle. Primeiramente os alimentos com algum selo de qualidade e os produtos semelhantes a eles foram analisados individualmente. Depois foram feitas as comparações e as análises estatísticas. Resultados: Foram analisados 95 produtos, sendo que desses 41 possuíam algum selo de qualidade. Não houve diferença estatística quanto aos nutrientes que devem ser obrigatoriamente apresentados no rótulo e quanto ao primeiro ingrediente da lista. Quanto aos preços, houve diferença em 40% dos casos. As Declarações de Propriedades Nutricionais estavam adequadas para ambos os grupos. Conclusão: Muitos produtos apesar de possuírem selos de certificação não têm características positivas suficientes para justificar a utilização dos mesmos e as normas propostas pelo CFM não estão sendo respeitadas. Há necessidade de uma melhor análise dos processos de certificação, através da designação dessa responsabilidade para um órgão público, por exemplo, a ANVISA e de fiscalização por meio do CFM.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons