Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CleideLima_LucianoSouza.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da orientação educacional em EJA diante do mundo do trabalho
Autor(es): Lima, Cleide Ferreira
Souza, Luciano Matos de
Orientador(es): Angelim, Maria Luiza Pereira
Coorientador(es): Linhares, Maria do Socorro da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Orientação educacional
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Orientação educacional
Mercado de trabalho
Ensino profissional
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 24-Out-2013
Referência: LIMA, Cleide Ferreira; SOUZA, Luciano Matos de. O papel da orientação educacional em EJA diante do mundo do trabalho. 2010. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O Projeto Intervenção Local é o inicio da etapa mais importante deste Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, pois, é a partir dos conhecimentos oferecidos pelo curso, que iremos de fato aplicá-lo no nosso ambiente escolar e social. O PROEJA é considerado um programa inovador e um avanço nas políticas públicas em EJA como um dos instrumentos que vem contribuir para superar a exclusão escolar. A escola hoje tem que acompanhar os avanços tecnológicos que muito contribui para a permanência dos educandos, já que o mundo do trabalho exige que eles estejam antenados a estes avanços. Na atual conjuntura econômica, é pertinente que se tenha educandos preparados para o mundo do trabalho. O PROEJA, surge nesse quadro respaldado pela legislação brasileira que enfatiza a importância da integração entre educação propedêutica/geral com a educação profissional. Neste sentido, há necessidade de ressignificar, não só o conteúdo (economia solidária, cultura, cooperativismo) como a própria atuação dos profissionais de educação na formação dos educandos de EJA. Ratificando o que sempre é dito sobre EJA Trabalhadores, um tema complexo, mas necessário para superação de problemas nesta área. No Centro de Ensino Médio 03 buscaremos evidenciar o quanto os Orientadores Educacionais no PROEJA podem contribuir na construção do currículo integrado possibilitando aos educandos de EJA a sua inserção no mundo do trabalho, procurando identificar as verdadeiras razões que conduzem o educando a uma sucessão de entradas e saídas da escola sem garantir a conclusão da educação básica e Apoiar a caminhada do educando dentro da escola através do Serviço de Orientação Educacional para promover a sua inserção no mundo do trabalho. A metodologia que será desenvolvida será pesquisa-ação, em conjunto o conselho escolar, os alunos, gestores, professores, orientadores educacionais e as parcerias numa ação construção de contínua e coletiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6407
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.