Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DeborahGimeneAlves.pdf2,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar sobre a coordenação pedagógica : percepção de professor
Autor(es): Alves, Déborah Gimene
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Escolas - organização e administração
Professores - participação na administração
Planejamento educacional
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 29-Out-2013
Referência: ALVES, Déborah Gimene. Um olhar sobre a coordenação pedagógica: percepção de professor. 2013. [73] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Trata-se de uma imersão na realidade educativa de uma escola pública de região periférica de Brasília, cujo objetivo era o de melhor compreender a coordenação pedagógica na percepção de professor. Para constituir essa análise, utilizou-se como base teórica autores como Libâneo e Gadotti, além dos próprios documentos oficiais sobre Coordenação Pedagógica. A metodologia selecionada foi a da pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos principais um questionário estruturado, a análise documental e observações ativas na rotina escolar. Os resultados sugeriram a necessidade de um olhar mais orgânico para o trabalho pedagógico com comprometimento coletivo e estimulante na produção e troca de saberes profissionais e pedagógicos. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
It is about an immersion in the educational reality of a public school in peripheral region of Brasília, whose goal was to understand better about the Pedagogical Coordination in the teacher’s perception.To provide this analysis, I was used as a theoretical basis authors like Libâneo and Gadotti, beyond the actual official documents on Pedagogical Coordination. The selected methodology was qualitative research, having as main instruments a structured questionnaire, analysis of documents and active observations in the school's routine. Results suggest the necessity for a more organic look to work with pedagogical collective commitment and stimulating the production and exchange of professional knowledge and pedagogical.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons