Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BiaBatistaSalomão.pdf2,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma leitura benjaminiana da indumentária e da ornamentação nas obras de arte em tempos de crise
Autor(es): Salomão, Bia Batista
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Trajes
Vestuário
Filosofia - história
Moda e arte
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 31-Out-2013
Referência: SALOMÃO, Bia Batista. Uma leitura benjaminiana da indumentária e da ornamentação nas obras de arte em tempos de crise. 2013. 63 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a indumentária e a ornamentação humana, que distinguem não só as características pessoais como também os movimentos sociais, as manifestações culturais e toda a conjuntura da época em que se apresentam, a partir de obras de arte e com foco em tempos de crise. Escolho como ponto convergente entre as obras, a figura feminina, em suas mais diversas formas. Autores como Walter Benjamin (1892-1940) e Siegfried Kracauer, (1889-1966) cujas metodologias de estudo foram usadas nesta pesquisa, deram lugar a essa manifestação, tentando pensá-la não apenas como fetichista, embora evidentemente o seja, mas também como uma alegoria do tempo a que se remete, uma imagem tensa dos contrastes de uma determinada época e sociedade. Novos objetos de reflexão para a filosofia, sem dúvida. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyses the human clothing and ornamentation, which differentiate not only the personal characteristics as also the social movements, the cultural manifestations and the whole conjuncture of a particular time, analyzing works of art, in our case, focusing on times of crisis. Connecting the paintings, there is the feminine figure, the woman allegory, represented as a few of her numerous possible forms. Authors such as Walter Benjamin (1892-1840) and Siegfried Kracauer (1889-1966), whose methodology were used in the present paper, talked about this manifestation, trying not to restrain it as fetishist, although evidently it is, but also as an allegory of a particular time of a specific society. Possibility for groundbreaking studies, undoubtedly.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons