Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaCristinaDaSilva.pdf787,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da educação física para o processo de inclusão educacional e social de portadores de deficiência física
Autor(es): Silva, Ana Cristina da
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Acessibilidade
Inclusão social
Educação física para deficientes
Pessoas com deficiência física
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 6-Nov-2013
Referência: SILVA, Ana Cristina da. A contribuição da educação física para o processo de inclusão educacional e social de portadores de deficiência física. 2012. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2012.
Resumo: Atualmente, a questão da acessibilidade dos deficientes físicos está em destaque em todos os campos temáticos da sociedade, seja na área da educação, como na saúde, como nos transportes, enfim, todos da sociedade se unindo para garantir a inclusão social dessas pessoas com necessidades especiais. Na área da educação, o cenário dos alunos com deficiência física não é muito bom, pois eles possuem uma grande dificuldade de aprendizado tendo em vista a falta de estrutura da escola que não conta com espaços adaptados para sua locomoção e interação, além da falta de profissionais qualificados. Nas aulas de Educação Física, a realidade das escolas se torna ainda mais insatisfatória, pois mesmo não havendo material condizente com as necessidades dos alunos os professores não possuem qualificação para lidar com esse tipo de alunos diferenciados, sendo que muitos alunos nem mesmo sabem o que é uma aula de educação física, pois os professores não possuem motivação para elaborar suas aulas pela falta de material ou até mesmo de espaço físico para realizar suas aulas. Assim, é preciso realizar uma análise dessa questão da inclusão escolar dos alunos deficientes físicos nas aulas de educação física, para verificar a real deficiência do ensino, se está nas escolas ou nos profissionais da área de educação física, sendo que este trabalho monográfico realizou um estudo de caso em uma escola Municipal da cidade de Formosa/GO com os professores da área de Educação Física que apresentaram como maior dificuldade a falta de estrutura da escola além da falta de capacidade para lidar com este tipo de alunos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura - Planaltina - DF, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons