Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6512
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EdwaineMarquesDeOliveira.pdf804,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições do Programa Segundo Tempo para alunos da primeira fase do ensino fundamental de uma escola municipal em Águas Lindas de Goiás : um estudo de caso
Autor(es): Oliveira, Edwaine Marques de
Orientador(es): Ferreira, Cleber dos Santos
Assunto: Esportes e Estado
Inclusão social
Educação física (Ensino fundamental)
Esportes - aspectos sociológicos
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 6-Nov-2013
Referência: OLIVEIRA, Edwaine Marques de. As contribuições do Programa Segundo Tempo para alunos da primeira fase do ensino fundamental de uma escola municipal em Águas Lindas de Goiás: um estudo de caso. 2012. viii, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O intuito deste trabalho foi identificar quais mudanças atitudinais e sociais foram promovidas pela frequência no Programa Segundo Tempo a crianças e adolescentes participantes de uma Escola Municipal localizada no município de Águas Lindas de Goiás. Foi realizada uma pesquisa qualitativa objetivando um Estudo de Caso com os alunos dos 4º e 5ºanos, que são atendidos pelo programa totalizando uma amostra de 20 alunos dentre os anos mencionados. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com os alunos e seus responsáveis e observações, tendo por intenção o recolhimento e o cruzamento de informações que fossem capazes de responder o problema de pesquisa. Por meio destas estratégias de coletas de dado foi possivel identificar em quais aspectos houve mudanças atitudinais e sociais por parte dos participantes e em quais aspectos não houve mudanças. Sendo assim, o programa estudado se apresenta como uma boa Politica Pública em afastar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das diversas violências urbanas a que estão expostos diariamente. Mas também conclui-se que algumas mudanças de ordem federal e municipal se fazem necessárias para que o PST atinja todos os seus objetivos eficazmente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura – Polo Ceilândia - DF, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons