Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6556
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BarbaraLopesFranco.pdf807,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da distribuição de renda no setor turismo do Nordeste
Autor(es): Franco, Bárbara Lopes
Orientador(es): Matsushita, Raul Yukihiro
Assunto: Renda - distribuição
Indicadores econômicos
Turismo - aspectos econômicos
Análise de variância
Distribuição (Probabilidades)
Data de apresentação: 17-Jul-2013
Data de publicação: 18-Nov-2013
Referência: FRANCO, Bárbara Lopes. Análise da distribuição de renda no setor turismo do Nordeste. 2013. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A inovação tecnológica – um dos braços da globalização – proporcionou significativa redução de custos de transporte e de comunicação, e tem impulsionado o rápido crescimento do turismo de massa em todo o mundo. Pant (2011) observou que no setor de turismo a desigualdade de renda sofreu reduções em diversos países, incluindo o Brasil. O estudo em questão investiga tal assunto com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), considerando o perfil de trabalhadores empregados em atividades ligadas diretamente ou indiretamente com o setor do turismo na região Nordeste do Brasil. Estudaremos o padrão de desigualdade da distribuição da renda com a utilização de indicadores clássicos como o índice de Gini, de Theil, de Atkinson, e os coeficientes de assimetria, de curtose e o de variação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons