Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoaoRenatoFalcao.pdf613,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementacão de algoritmo computacional para análise de dados amostrais complexos
Autor(es): Falcão, João Renato
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Amostragem (Estatística)
Análise de regressão
Algoritmos de computador
Data de apresentação: 15-Jul-2013
Data de publicação: 20-Nov-2013
Referência: FALCÃO, João Renato. Implementacão de algoritmo computacional para análise de dados amostrais complexos. 2013. viii, 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Toda análise de dados obtidos via amostragem complexa deve ser feita considerando o método de seleção, pois estimativas pontuais de parâmetros da população são influenciadas por pesos distintos das observações, já estimativas de variância são influenciadas por conglomeração, estratificação e pesos. Com isso, o trabalho procurou verificar o viés causado pela não incorporação do plano amostral na análise, a influência que este exerce no erro padrão dos estimadores de parâmetros de regressão e elaborar uma algoritmo capaz de incluir os três estágios de seleção da PNAD em apenas uma macro do SAS. A partir dos resultados obtidos pôde-se observar que cada estágio atua na variância total, porém o terceiro pode ser omitido por ser quase imperceptível no resultado. O algoritmo mostrou-se eficaz, obtendo com precisão os coeficientes estimados e seus erros padrão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons