Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LiviaOliveiraVentura.pdf666,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Arranjos familiares na Área Metropolitana de Brasília em 2010
Autor(es): Ventura, Lívia Oliveira
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Assunto: Análise de correspondência (Estatística)
Família
Data de apresentação: 8-Jul-2013
Data de publicação: 12-Dez-2013
Referência: VENTURA, Lívia Oliveira. Arranjos familiares na Área Metropolitana de Brasília em 2010. 2013. iii, 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo traçar um perfil dos arranjos familiares dos responsáveis dos domicílios com idades entre 25 e 39 anos residentes na Área Metropolitana de Brasília em 2010. Os arranjos analisados foram: unipessoal, casal sem filhos, casal com filhos e responsável pelo domicílio sem o cônjuge com filhos. Os arranjos foram caracterizados segundo as seguintes características do responsável: sexo, idade, cor da pele/raça, estado civil, renda domiciliar, escolaridade, religião e localidade de moradia. Para explorar a associação entre as variáveis e suas categorias, foi utilizada a técnica estatística de Análise de Correspondência Múltipla tendo como base a amostra de pessoas do Censo Demográfico de 2010. O arranjo que obteve a melhor qualidade de representação foi o de ‘responsável sem cônjuge com filhos’, associado a responsáveis com estado civil solteiro, do sexo feminino, com rendimento de até R$850,00, que não possuem nem o ensino fundamental completo e residentes em cidades do estado de Goiás. Os dados não evidenciaram associação entre os tipos de arranjo familiar e as categorias da variável religião.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons