Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AllanJesus_PedroCataldi.pdf5,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: APSYS : desenvolvimento de jogo tático de tabuleiro com realidade aumentada
Autor(es): Jesus, Allan Mendes de
Cataldi, Pedro Cesar Pedreira
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Jogos de tabuleiro
Projeto gráfico (Tipografia)
Data de apresentação: 31-Dez-2013
Data de publicação: 14-Jan-2014
Referência: JESUS, Allan Mendes de; CATALDI, Pedro Cesar Pedreira. APSYS: desenvolvimento de jogo tático de tabuleiro com realidade aumentada. 2013. 137 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O seguinte projeto de diplomação aborda a proposta da criação de um jogo de tabuleiro de gênero tático, com contexto de ficção especulativa futurista e foco na interação entre interface física e virtual por meio de Realidade Aumentada. Utilizando como linha-base de pesquisa a aplicação dos estudos de Jesse Schell, o método utilizado para concepção e desenvolvimento do projeto utilizou as quatro abordagens definidas em sua obra The Art of Game Design (1998); mecânica, estética, tecnologia e narrativa. Pela mecânica foram propostas as regras de funcionamento e balanceamento do jogo. A estética realizou-se pela construção do estilo e sua representação pelos elementos do jogo. Quanto à história, foram definidos o enredo e a narrativa de interação. E na frente de Tecnologia foram pensados e construídos os elementos do jogo condizentes às duas interfaces, física e virtual, por meio de suas peças, suportes, tabuleiro e marcadores. Com essa tétrade, foi construído um sistema que visa prover uma experiência de ação e estratégia em tempo real com dois a quatro jogadores, imersos em uma narrativa futurista humanizada, contendo elementos do gênero de ficção especulativa, dentre os quais, cyberpunk e distopia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2013.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual
Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons