Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_EudasioSousa_MargarethGonçalves.pdf311,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho (QVT) : a importância do relacionamento interpessoal na percepção dos colaboradores da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Autor(es): Sousa, Eudasio Moreira de
Gonçalves, Margareth Barbosa
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Relações humanas
Satisfação no trabalho
Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 16-Nov-2009
Referência: SOUSA, Eudasio Moreira de; GONÇALVES, Margareth Barbosa. Qualidade de vida no trabalho (QVT): a importância do relacionamento interpessoal na percepção dos colaboradores da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. 2007. 57 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Gerencial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral verificar os aspectos do “Relacionamento Interpessoal” que interferem na qualidade de vida no trabalho (QVT) na percepção dos colaboradores da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando parte do questionário construído por David (2005), destinada a medir a satisfação da qualidade de vida no contexto do trabalho, denominada Escala de Indicadores de Satisfação Contextuais (EISC). Trata-se do fator “Relacionamento Interpessoal” composto de sete itens. Além desse fator, foi incluída uma questão aberta a fim de possibilitar aos participantes da pesquisa a expressão de outros aspectos do relacionamento Interpessoal que interferissem na QVT. Os resultados evidenciaram que os sujeitos estavam entre levemente satisfeito a satisfeito. O item “compreensão da gerência em relação aos erros dos colaboradores“, alcançou a média mais baixa de neutro a levemente satisfeito. Enquanto o item cuja média se situou mais próximo de satisfação foi “respeito dispensado pelos gerentes”. A variável função apresentou correlação significativa com os itens “liberdade de expressão com a gerência”, “confiança que o gerente deposita nos colaboradores” e “tratamento dispensado pelos gerentes” o que significa uma maior satisfação por parte dos gerentes do que dos colaboradores com esses aspectos do relacionamento interpessoal. Palavras-chaves: Qualidade de vida no trabalho, relacionamento interpessoal, satisfação contextual.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.684
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Gerencial



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons