Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6868
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunoLarguraFerreira.pdf552,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O princípio da não cumulatividade aplicado ao ICMS e ao IPI e os créditos escriturais : uma análise sob o enfoque da justiça fiscal
Autor(es): Ferreira, Bruno Largura
Orientador(es): Silva, Rafael Santos de Barros e
Assunto: Direito tributário
Imposto sobre produtos industrializados
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 22-Jan-2014
Referência: FERREIRA, Bruno Largura. O princípio da não cumulatividade aplicado ao ICMS e ao IPI e os créditos escriturais: uma análise sob o enfoque da justiça fiscal. 2013. 68 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O sistema tributário nacional que entrou em vigor com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que tanto o imposto sobre produtos industrializados (IPI) quanto o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicações (ICMS) serão não cumulativos, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante fiscal cobrado nas anteriores. Por meio deste trabalho, pretende-se perscrutar se o referido enunciado constitucional, consistente no princípio da não cumulatividade, tem sido efetivamente observado pelo legislador infraconstitucional, pelas autoridades executivas e pelos órgãos jurisdicionais. Para tanto, focar-se-á, particularmente, na controvérsia a respeito de qual o modelo de crédito escritural adotado pela ordem jurídica pátria: se o crédito físico ou o crédito financeiro. Por fim, demonstrar-se-á que as restrições impingidas ao princípio da não cumulatividade refletem a opção política por uma tributação mais intensa do consumo, do que decorre o agravamento do quadro de regressividade do sistema tributário nacional, resultando na violação ao princípio da capacidade contributiva e no afastamento do ideal de justiça fiscal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons