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Título: O ensino da educação inclusiva na Graduação de Terapia Ocupacional
Autor(es): Prieto, Gabriela Neves Teles
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Assunto: Terapeuta ocupacional - formação
Educação inclusiva
Educação especial
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 29-Jan-2014
Referência: PRIETO, Gabriela Neves Teles. O ensino da educação inclusiva na Graduação de Terapia Ocupacional. 2013. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Terapeuta Ocupacional busca em sua prática atender o sujeito de acordo com as demandas relacionadas a seu desempenho ocupacional e funcionalidade, nos diferentes contextos que o sujeito está inserido, nesse caso, em todos os eixos que permeiam as demandas relacionadas à Educação. Sendo assim, foi objetivo da presente pesquisa conhecer e evidenciar a presença de conteúdos referentes à temática da Educação na formação acadêmica do Terapeuta Ocupacional. Para isso foram selecionadas 11 Instituições de Ensino Superior, através do uso de ferramentas de organização e sistematização de informações referentes à situação de regulamentação e funcionamento das mesmas, que se encaixavam nos critérios de inclusão: ser instituição de ensino público, que oferecesse o curso de Terapia Ocupacional e pertencente às regiões Centro Oeste e Sudeste do Brasil. Colhendo os dados nos portais eletrônicos dos cursos de Terapia Ocupacional selecionados, foi possível analisar de forma quali-quantitativamente os currículos dos cursos, través de pesquisa documental, utilizando a análise de conteúdo baseada em Bardin. A seleção das disciplinas se deu através da interpretação do significado das informações contidas neles. E entre os currículos analisados foram encontradas 60 disciplinas que continham trechos no plano de ensino ou indicavam bibliografias que se relacionavam com a temática de Educação, essas informações foram identificadas através da utilização da ferramenta de localização do navegador, empregando palavras chave descritas na metodologia. Posteriormente à organização e análise das informações colhidas foi possível concluir que as Instituições de Ensino Superior selecionadas de fato oferecem conteúdos sobre atuação do Terapeuta Ocupacional na Educação, porém o acesso a esses dados ocorre em meio a barreiras que podem dificultar a realização de futuros estudos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Occupational Therapist seeks in your practice to meet the individual according to the demands related to their occupational performance and functionality in different contexts which the individual is submitted in, specifically in this case, all axes that permeate the demands related to education. Thus, the goal of this research was to acknowledge and reveal the presence of some contents related to the topic of education in the academic formation of the Occupational Therapist. In order to achieve so, 11 institutions of higher education has been selected, with tools of organization and systematization of information regarding their regulatory situation and operation, which fit the inclusion criteria: being a public education institution that offers the course Occupational Therapy and belongs to the Midwest and Southeast regions of Brazil. Gathering data from the academic portal (virtual) of some Occupational Therapy courses selected, it was possible to analyze qualitative and quantitatively the course curriculum, using the content analysis based on Bardin. The selection of subjects was made through the interpretation of the information meaning contained within. Moreover, among these selected, 60 subjects containing excerpts in the teaching plan or that indicated bibliographies relating to the theme of education has been found. These informations were identified by using the research browser tool, using keywords described in the methodology. Subsequently to the organization and the analysis of the data, it was concluded that the higher education institutions selected indeed offer contents about the role of an Occupational Therapist in Education. However, in order to access this data, many obstacles were surpassed, which could, in the future, make any new research hard to be made.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.
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