Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7006
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielCostaBucher.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rede de colaboração social para universidades brasileiras : um estudo de caso de implantação e desenvolvimento distribuído de uma plataforma livre na Universidade de Brasília
Autor(es): Bucher, Daniel Costa
Orientador(es): Meirelles, Paulo Roberto Miranda
Assunto: Software gratuito
Software - desenvolvimento
Redes sociais on-line
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 3-Fev-2014
Referência: BUCHER, Daniel Costa. Rede de colaboração social para universidades brasileiras: um estudo de caso de implantação e desenvolvimento distribuído de uma plataforma livre na Universidade de Brasília. 2013. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de um estudo para viabilizar a implantação de uma rede de colaboração para a Universidade de Brasília (UnB), que atue como um ambiente virtual para a criação e o compartilhamento de conhecimento de forma colaborativa e horizontal. Para isso, escolhemos utilizar a plataforma brasileira para redes sociais livres Noosfero, por entender que esta satisfaz as necessidades imediatas do projeto, de acordo com estudos feitos pela Universidade de São Paulo, quando adotou a mesma. Além da implantação em si na UnB, este estudo contemplou um levantamento de requisitos e a implementação de um conjunto de funcionalidades e melhorias para a plataforma em questão, de forma que atendesse as necessidades básicas para podermos realizar estudos de caso com alunos da UnB Gama. Dessa forma, indicando como podemos oficializar a rede Comunidade.UnB, bem como quais os próximos passos para que melhor atenda o público dessa universidade. Adicionalmente, os esforços e conhecimento adquiridos neste trabalho foram repassados para uma equipe de desenvolvedores na UnB Gama, o que proporcionará a continuidade e concretização da implantação desta rede na UnB, em 2014. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion work presents the results of a study to enable the deployment of a collaborative network for the University of Brasilia (UNB), which acts as a virtual environment for the creation and sharing of knowledge in a collaborative and horizontal way. For this, we choose to use a Brazilian free social networks platform Noosfero, under- standing that it satisfies the immediate needs of this proposal, according to studies from University of São Paulo, when it adopted the same. Besides the implementation itself at UNB, this study includes a requirements elicitation and the implementation of a set of features and enhancements to the proposed platform, so that it would meet the basic needs for us to perform case studies with students from UnB Gama. Also, we pointed out steps that will enable the continuity and the officialisation of the Comunidade.UnB network and it’s constant evolution. Additionally, our efforts and knowledge acquired in this work were transferred to a team of developers at UNB Gama, which will provide continuity to the deployment and implementation of this network in UNB, in 2014.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons