Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7015
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HelenaMariadeOliveira.pdf697,04 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFerreira, Cleber dos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Helena Maria de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Helena Maria de. Jogos cooperativos e as aulas de educação física: realidade das escolas de Formosa – GO. 2013. xi, 54 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO jogo, historicamente vem sendo utilizado como recurso pedagógico por educadores, nas mais diversas áreas de ensino, devido a sua importância por oportunizar aprendizagens e interações por meio de atividades lúdicas. Na área da Educação Física escolar a sua relevância, deve-se a possibilidade de explorar as práticas esportivas, pedagogicamente trabalhadas. Os jogos coletivos, modelo de atividades que ganha uma nova proposta a partir da Pedagogia do Esporte, vem trazendo possibilidades significativas, dentre elas, pode-se destacar os Jogos Cooperativos. O esporte ao assumir aspecto pedagógico tem objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades, socialização e formação. Um novo olhar sobre os jogos de equipe que priorize a cooperação possibilita ao educador o trabalho interdisciplinar e a formação global do aluno. O objetivo de verificar se e como ocorre a inserção dos jogos cooperativos no contexto das aulas de Educação Física traçou a proposta e o norte para a pesquisa envolvendo professores de Educação Física da rede pública de ensino de Formosa-GO, a partir da fala dos envolvidos sobre a contribuição de tal prática para os objetivos previstos para área de ensino/ série. Os resultados da pesquisa trouxeram para a discussão questões que podem contribuir para a área da Educação Física e a práxis do professor.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordJogos cooperativosen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordJogosen
dc.titleJogos cooperativos e as aulas de educação física : realidade das escolas de Formosa – GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-02-04T19:33:41Z-
dc.date.available2014-02-04T19:33:41Z-
dc.date.issued2014-02-04T19:33:41Z-
dc.date.submitted2013-12-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7015-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons