Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SergioPereiradosSantos.pdf732,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indisciplina escolar : bullying na educação física no ensino fundamental primeiro ciclo na Escola Classe 02 do Paranoá
Autor(es): Santos, Sérgio Pereira dos
Orientador(es): Senna, Marcus Tulius de Paula
Assunto: Bullying
Professores de educação física
Disciplina escolar
Violência na escola
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 5-Fev-2014
Referência: SANTOS, Sérgio Pereira dos. Indisciplina escolar: bullying na educação física no ensino fundamental primeiro ciclo na Escola Classe 02 do Paranoá. 2013. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de tratar sobre o tema contemporâneo bullying nas escolas, delimitando tal problemática em uma instituição pública nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem o intuito de verificar como está sendo trata essa nova ação indisciplinar pelos professores de Educação Físcia, verificando se estão capacitados para lidar com este novo fenômeno. Não é difícil de verificar hoje em dia nas notícias a ocorrência de bullying nas escolas pelo colegas, sendo que na verdade, algumas pessoas nem se quer sabem o que significa essa palavra, favorecendo assim a sua disseminação do âmbito social e escolar sem as devidas medidas de coibição pela falta de informação. Outro ponto importante é verificar se a escola conta com um projeto de incentivo ao combate de bullying verificando como as instituições escolares estão se portanto quando há a ocorrência de algum tipo de agressão, seja física ou psicológica pela prática de bullying. Diante da pesquisa feita pode-se verificar que realmente os profissionais da área de educação sabem o que realmente significa o bullying e como ela é identificada, apresentando como medidas de coerção o trabalho preventivo, através de informação e orientação aos alunos, pois tal medida trás ótimos resultados nas séries iniciais pela utilização de trabalhos lúdicos, onde as crianças nessa idade tem mais facilidade de guardar informações e de adquiri conhecimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons