Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7042
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GuilhermeDominguesGoncales.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Moda e emancipação feminina : um estudo do Jornal das Senhoras – Rio de Janeiro, 1852
Autor(es): Gonçales, Guilherme Domingues
Orientador(es): Balaban, Marcelo
Assunto: Mulheres - história
Periódicos para mulheres
Mulheres - condições sociais
Moda
Data de apresentação: Jan-2014
Data de publicação: 6-Fev-2014
Referência: GONÇALES, Guilherme Domingues. Moda e emancipação feminina: um estudo do Jornal das Senhoras – Rio de Janeiro, 1852. 2014. 41 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Jornal das Senhoras surgiu no cenário da imprensa do Rio de Janeiro em 1852. É considerado pela historiografia o primeiro periódico redigido por mulheres no Brasil. Este trabalho de conclusão de curso faz um estudo dos seis primeiros meses de existência dessa publicação, período em que a redatora chefe era Joanna Paula Manso de Noronha. A ideia de “emancipação” da mulher é noção central da folha. Entender como e porque essa ideia, definida como “emancipação moral da mulher”, aparece no jornal constitui o objetivo central deste trabalho. Ao por em questão a explicação da historiografia sobre a folha, definida pelo problemático conceito de “imprensa feminina”, procuro desvendar alguns sentidos do debate proposto sobre o lugar e o papel da mulher naquela sociedade. Para tanto, observo como a questão da moda, um tema recorrente do jornal, era elemento constitutivo do que pode ser definido como discurso emancipacionista do Jornal das Senhoras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2014.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons