Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DouglasBentoBezerra.pdf3,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Geografia e cinema : as espacialidades de Brasília e as suas representações nos filmes Insolação e A concepção
Autor(es): Bezerra, Douglas Bento
Orientador(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Identidade cultural
Brasília (DF) - arte
Espaços públicos
Cinema brasileiro
Geografia humana
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 10-Fev-2014
Referência: BEZERRA, Douglas Bento. Geografia e cinema: as espacialidades de Brasília e as suas representações nos filmes Insolação e A concepção. 2013. 126 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho pretende examinar as representações espaciais da cidade de Brasília através dos filmes Insolação (Felipe Hirsch e Daniela Thomas, 2009) e A Concepção (José Eduardo Belmonte, 2006). Através de uma perspectiva da Geografia Humanística, o trabalho se propõe a analisar as construções de imaginários e identidades que se estabelecem a partir da percepção e da experiência dos espaços fílmicos da cidade. Dessa forma, as espacialidades fílmicas são tratadas aqui como representações de um espaço simbólico, cujas características se relacionam inclusive com a própria criação de imagens de Brasília. É através desse sentido que buscamos entender que Brasília ainda não perdeu o seu caráter sertanejo, tampouco sua estrutura urbanística favorece a manutenção de uma identidade autêntica. Por fim, o trabalho busca identificar conceitos geográficos para compreender melhor a formação de um universo de sentidos e significações que compõe a atmosfera da cidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons