Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielCanongiaFurtado.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise estrutural de chassi de veículos automotivos
Autor(es): Furtado, Daniel Canongia
Orientador(es): Ávila, Suzana Moreira
Assunto: Automóveis - chassi
Análise harmônica
Análise modal
Método dos elementos finitos
Automóveis
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 20-Fev-2014
Referência: FURTADO, Daniel Canongia. Análise estrutural de chassi de veículos automotivos. 2013. xi, 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os chassis estão incorporados aos sistemas mecânicos veiculares sendo definidos como a estrutura principal de um automóvel, pois nele são acoplados todos os sistemas do veículo, como por exemplo, a suspensão. Os esforços impostos pela suspensão são do tipo dinâmico e decorrem das irregularidades da pista. O presente trabalho objetiva simular o comportamento estático e dinâmico de um chassi de caminhão tipo escada. É importante a realização dessas análises para obter conhecimento de como a estrutura se comportará quando trafegar sobre as rodovias brasileiras, que estão em péssimo estado de conservação. A modelagem por elementos finitos apresenta-se hoje como uma ferramenta indispensável para simular o comportamento da estrutura. Portanto, tal modelagem por elementos finitos será aplicada neste trabalho de conclusão de curso, por meio da simulação do chassi de caminhão modelo Cargo C-816, com o software ANSYS. Uma análise comparativa com diferentes tipos de elementos da biblioteca do ANSYS é realizada, sendo possível dessa forma, realizar uma análise dinâmica mais completa, abrangendo análises modal, harmônica e transiente.
Abstract: The frames are built into mechanical vehicular defined as being the main structure of an automobile, because it is coupled all vehicle systems, such as the suspension. The loads imposed on the automobile suspension are the dynamic type, and result of the irregularities of the track car. This paper aims to simulate the static and dynamic behavior of the truck's ladder frame. Is important to conduct these analyzes to obtain knowledge of how the structure will behave when they travel on Brazilian roads, which are in disrepair. The finite element modeling is presented today as an indispensable tool to simulate the behavior of the structure. Therefore, such finite element modeling is applied in this study for course conclusion, through the simulation model frame Role C-816, with the ANSYS software. A comparative analysis with different element types of ANSYS library is performed, and can thus perform a more complete dynamic analysis, including modal, harmonic and transient analysis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons