Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariadaCruzdeSousaSantos.pdf175,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel das mulheres em Macunaíma, o herói sem nenhum caráter de Mário de Andrade
Autor(es): Santos, Maria da Cruz de Sousa
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Mulheres na literatura
Personagens literários
Modernismo (Literatura)
Literatura e sociedade
Patriarcado
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 10-Mar-2014
Referência: SANTOS, Maria da Cruz de Sousa. O papel das mulheres em Macunaíma, o herói sem nenhum caráter de Mário de Andrade. 2013. 21 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das mulheres em Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, mostrando a importância que elas tiveram no desenrolar do destino do personagem, buscando fugir da tradicional análise na qual as mulheres são vítimas do machismo. Evidenciando que as mulheres presente na rapsódia possuíam personalidades próprias, sabiam expressar suas vontades e desejos sem medo. Contrariando, assim, uma sociedade baseada no patriarcalismo, na qual os homens eram o centro das decisões. E por fim, será colocando como o Modernismo, movimento literário baseado no europeu, revalorizou a cultura local, mostrando para a elite brasileira que o Brasil possuía grande riqueza cultural.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Teorias Literárias e Literaturas, Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons