Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlaviaFalcaodaGamaCarvalho.pdf511,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social e comunicação : uma interface necessária
Autor(es): Carvalho, Flávia Falcão da Gama
Orientador(es): Figueiredo, Kênia Augusta
Assunto: Serviço social
Assistentes sociais - prática profissional
Comunicação
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 10-Mar-2014
Referência: CARVALHO, Flávia Falcão da Gama. Serviço social e comunicação: uma interface necessária. 2013. 99 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Serviço Social avalia como a comunicação e a linguagem são percebidas, como instrumentos de trabalho do assistente social e a forma que se apresentam na sua formação profissional, por meio de disciplinas presentes no currículo base. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, semiestruturada, com prováveis formandas do segundo semestre de 2013, do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília – UnB. A análise visou identificar os dados que ressaltam a importância desses instrumentos na prática do assistente social e o que falta no ensino dessa profissão para o futuro profissional alcançar a excelência no desempenho de sua função no mundo globalizado. No primeiro capítulo, define-se o que é linguagem e comunicação, por meio da revisão de literatura; no segundo capítulo, apresenta-se a história do Serviço Social e a correlação com a linguagem e a comunicação como instrumentos de trabalho; já o terceiro capítulo analisa os dados que revelam a importância da linguagem no exercício da função do assistente social e o nível de preparação quanto à sua formação acadêmica. Por fim, as considerações finais alertam para o problema da insegurança das acadêmicas que está intimamente relacionada à falta de disciplinas que as preparem para exercitar a linguagem e comunicação de forma adequada na atividade profissional delas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This graduation curse conclusion of Social Service’s work evaluates how communication and language, are perceived as social assistant’s work’s instrument and the way they present themselves in the professional education through disciplines presented in the base curriculum. To this end, we accomplished a qualitative and semi-structured research with the Social Service’s course’s probable trainees of the Universidade de Brasília – UnB of the second semester 2013. The analysis aimed to identify the data that highlight the importance of those instruments in the social assistant’s practice and determine what is missing in teaching the profession for the forthcoming professional be able to reach excellence in the performance of his function in the globalized world. In the first chapter, is defined what language and communication are, through literature review; in the second chapter, the Social Service’s history is presented, also, the correlation with language and communication as work’s instrument; whereas, the third chapter analyses the data which reveals the importance of the language in the exercise of the social assistant’s function and the preparation level related with his academic formation. Finally, the finals considerations call attention to the academics’ problem of insecurity, which is closely related to the deficiency of courses that prepare them appropriately to work out language and communication in their professional activity.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons