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Título: Estigmatização linguística no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim em Cavalcante-GO
Autor(es): Brito, Edinamar Gonçalves de
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Linguagem e línguas - variação
Língua portuguesa - variação
Sociolinguística
Educação do campo
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 25-Mar-2014
Referência: BRITO, Edinamar Gonçalves de. Estigmatização linguística no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim em Cavalcante-GO. 2013. 83 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho sobre a Estigmatização linguística tem o objetivo de investigar a variedade linguística da comunidade de São Domingos e dos falantes dessa comunidade na escola rurbana. A realização desse estudo está de acordo com a metodologia da pesquisa etnográfica, em que são analisados os dados coletados, através das entrevistas e observações realizadas com pessoas mais velhas da comunidade, professoras e jovens de 15 a 29 anos. A pesquisa se fundamenta nas teorias da sociolinguística conceituada por Bagno (2001, 2007, 2009), Faraco (2008), Sousa (2006), Bortoni- Ricardo (2004, 2005) entre outros. Essa pesquisa mostra como a escola lida com a diversidade vernacular presente no seu contexto. Ela contribui na reflexão de diversos professores que trabalham com a língua, tendo as regras gramaticais ditas como corretas, desta forma rompem com os estereótipos existentes na língua. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work on linguistic stigmatization aims to investigate the linguistic variety of the community of Santo Domingo and the speakers in this community rurban school. The present study is in accordance with the methodology of qualitative research, in which the collected data is analyzed, through interviews and observations with older people in the community, teachers and young people aged 15to 29 years. The research is based on theories of sociolinguistics conceptualized by Bagno (2001, 2007, 2009), Faraco (2008), Sousa (2006), Bortoni-Ricardo (2004, 2005). This research shows how the school deals with vernacular diversity present in its context. It contributes to there flection of many teachers who work with the language with grammatical rules said to be correct in this way to break the existing stereotypes in the language.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



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