Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7268
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucasSantiagoSpindolaThomaz_ThalesEduardoGomesMoreira.pdf7,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Somar : ferramenta educacional de apoio ao ensino da matemática aplicada ao cotidiano de jovens e adultos com deficiência intelectual
Autor(es): Thomaz, Lucas Santiago Spíndola
Moreira, Thales Eduardo Gomes
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Assunto: Software - desenvolvimento
Tecnologia na educação
Matemática - estudo e ensino
Etnomatemática
Deficientes mentais - educação
Inclusão escolar
Data de apresentação: 5-Fev-2014
Data de publicação: 1-Abr-2014
Referência: THOMAZ, Lucas Santiago Spíndola; MOREIRA, Thales Eduardo Gomes. Somar: ferramenta educacional de apoio ao ensino da matemática aplicada ao cotidiano de jovens e adultos com deficiência intelectual. 2014. ix, 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho expõe as várias etapas da construção de um software educacional de apoio ao ensino da Matemática aplicada ao cotidiano de jovens e adultos com deficiência intelectual, ao qual foi dado o nome de Somar. Um dos objetivos do software é o aumento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual nas atividades do cotidiano, nos momentos em que é necessário a utilização do raciocínio lógico-matemático, como por exemplo, fazer compras no supermercado e utilizar o relógio digital para noção de tempo e período. O software dispõe de recursos multimídia de áudio, vídeo, imagem e animação que visam facilitar a interação do estudante e reter a sua atenção. Os resultados do processo de validação realizado em escolas públicas do Distrito Federal com estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual mostraram que o software é uma ferramenta de ensino útil e eficaz.
Abstract: This paper describes the various stages of building an educational tool to support the mathematics teaching applied to daily life of young people and adults with intellectual disability which was given the name Somar. One of the software objectives is to increase the autonomy of persons with intellectual disability in daily activities when they need to use the reasoning logical-mathematical, such as grocery shopping and use the digital clock to have the notion of time and period. The software has multimedia features like audio, video, images and animation designed to facilitate student interaction and also retain his attention. The results of the validation process carried out in schools at the Distrito Federal with students with intellectual disability showed that the software is a useful and effective teaching tool.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons