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dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorQuartieri, Camilla de Castro-
dc.identifier.citationQUARTIERI, Camilla de Castro. Avaliação da aprendizagem escolar na educação de jovens e adultos: o educador e o educando: um estudo sobre as respectivas práticas e percepções. 2013. 128 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como suas práticas no processo de ensino e de aprendizagem na EJA. Tem como objetivos a discussão das práticas e concepções sobre o processo avaliativo na visão de educadores e educandos. Para tanto, foi feito uma abordagem histórica sobre a situação da EJA no Brasil, um levantamento bibliográfico sobre a concepção de avaliação, segundo alguns autores, e também sobre a ocorrência da avaliação na EJA. Constituído ainda de análise de observação participante em uma turma de alfabetização do 1º segmento da EJA; de análise das entrevistas estruturadas feitas com os professores de duas turmas escolhidas; e por fim, das entrevistas estruturadas realizadas com seus respectivos alunos. A pesquisa realizada tem uma abordagem diagnóstica e dialógica do processo de ensino e de aprendizagem, em que a avaliação deve estar inserida e articulada com a participação de todos os sujeitos envolvidos no espaço pedagógico garantindo, assim, uma verdadeira inclusão e aprendizagem, possibilitando aos educandos sua autonomia e emancipação para atuarem de forma comprometida na esfera social. Por fim, de terem suas diversidades e necessidades respeitadas e contempladas em uma perspectiva educacional qualitativa, inclusiva e democrática. Contudo, os resultados da pesquisa indicam que as percepções e as práticas avaliativas dos docentes ainda não correspondem efetivamente a uma perspectiva de avaliação formativa, visto que, apesar de os mesmos sinalizarem para a sua importância, permanecem praticando algumas ações pedagógicas baseadas em uma postura avaliativa somativa e classificatória. No caso dos estudantes, estes não se veem como participantes do processo avaliativo, possuindo pouca clareza sobre a questão, sobretudo, considerando a prova como o principal instrumento avaliativo, embora não estejam confortáveis diante disto.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãoen
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar na educação de jovens e adultos : o educador e o educando : um estudo sobre as respectivas práticas e percepçõesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-04T01:17:16Z-
dc.date.available2014-04-04T01:17:16Z-
dc.date.issued2014-04-04T01:17:16Z-
dc.date.submitted2013-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7285-
dc.language.isoPortuguêsen
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