Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7298
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JulioCesarLisboadeLimaPereira.pdf694,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A reincidência de internação de pessoas em situação de rua, na Ala de Tratamento Psiquiatrico (ATP) no presídio feminino em Brasília
Autor(es): Pereira, Júlio César Lisboa de Lima
Orientador(es): Silva, Maria Lúcia Lopes da
Assunto: Pessoas desabrigadas
Internação psiquiátrica
Saúde mental
Sistema penitenciário
Data de apresentação: 18-Dez-2013
Data de publicação: 8-Abr-2014
Referência: PEREIRA, Júlio César Lisboa de Lima. A reincidência de internação de pessoas em situação de rua, na Ala de Tratamento Psiquiatrico (ATP) no presídio feminino em Brasília. 2013. 94 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho procurou conhecer as razões pelas quais ocorre reincidência de internação de pessoas em situação de rua na Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP) no Presídio Feminino em Brasília, sem sinais evidentes de comprometimento da saúde mental. A perspectiva metodológica assumida assenta-se nas categorias teóricas do materialismo histórico dialético, o que possibilitou, na dinâmica da pesquisa, aproximações sucessivas do real. Assim, verificou-se que a reincidência de internações na ATP das pessoas com as características mencionadas decorreu, principalmente, devido à insuficiência de proteção social do Estado, o que favoreceu os processos de higienização dos logradouros públicos onde estas pessoas se localizavam antes das internações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Curso de Graduação em Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons