Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7323
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JanisiaHeleneLimaMota.pdf688,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento econômico e combate à crise : posições ortodoxas e heterodoxas
Autor(es): Mota, Janísia Helene Lima
Orientador(es): Mollo, Maria de Lourdes Rollemberg
Assunto: Inflação
Moeda
Crise econômica
Intervenção estatal
Desenvolvimento econômico
Data de apresentação: 14-Mar-2014
Data de publicação: 14-Abr-2014
Referência: MOTA, Janísia Helene Lima. Crescimento econômico e combate à crise: posições ortodoxas e heterodoxas. 2014. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho faz uma análise do papel da moeda e do Estado para o crescimento econômico e na prevenção e combate à crise, segundo às perspectivas ortodoxas e heterodoxas. Segundo à visão ortodoxa, podemos ver que eles consideram a moeda como neutra, e desta forma, ela não afeta a economia real, podendo afetar somente o nível de preços, provocando inflação. Assim sendo, defendem que o governo deve manter a taxa de juros alta, como meio de controlar a inflação. Os heterodoxos, por seu turno, acreditam que a moeda não é neutra, podendo influenciar o nível de investimento, emprego e produto. Sendo assim, temem o aumento da taxa de juros. A política monetária para os heterodoxos seria então necessária para estimular as variáveis reais, enquanto que para os ortodoxos, esta seria destinada apenas ao controle da inflação. No trabalho veremos que os ortodoxos acreditam que o mercado por si só é capaz de estimular o crescimento, de modo que admitem uma mínima intervenção do Estado, somente via política fiscal, já que a política monetária é necessária apenas para controlar preços. A ação do governo se justifica apenas para corrigir externalidades e falhas de mercado, não sendo considerado um bom regulador devido ao seu viés inflacionário e por provocar o efeito crowding out e o comportamento rent-seeking. Já os heterodoxos acreditam que a ação do governo é de grande importância na promoção do crescimento, tanto por meio da política monetária como também da política fiscal. Quanto à crise e as medidas adotadas para o seu combate, podemos observar que os ortodoxos têm optado por políticas de austeridade, na tentativa de reduzir o déficit, o que tem sido condenado pelos heterodoxos, que por sua vez, admitem a necessidade de uma maior regulamentação para que se possa sair da crise e promover o investimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.