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Título: Teoria de diferenciação vertical de produto com dois estágios na presença de viés de status quo
Autor(es): Farias, Alison Rocha de
Orientador(es): Riella, Gil
Assunto: Economia comportamental
Processo decisório
Microeconomia
Data de apresentação: 26-Mar-2014
Data de publicação: 25-Abr-2014
Referência: FARIAS, Alison. Teoria de diferenciação vertical de produto com dois estágios na presença de viés de status quo. 2014. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Adaptamos o modelo de teoria de diferenciação vertical do produto em um contexto de decisão em 2 períodos onde parte dos agentes, no segundo período, sofre de viés de status quo. Este é um efeito há muito estudado pela academia cuja importância é reconhecida e corroborada empiricamente desde então. Resolvemos o modelo e atingimos os seguintes resultados: O monopolista sempre explorará o viés de status quo do tipo H; O viés de status quo provoca uma restrição mental no agente e extingue o problema de incentivos no segundo período; Por fim, a solução no segundo período é eficiente para os dois tipos de agente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
We adapt the theory of vertical product differentiation to a decision context of two period and where part of the agents, at the second period, are subject to the status quo bias. This is an effect studied by a long time which importance is recognized and confirmed empirically ever since. We solve the model and face with the following results: The monopolist will always exploit the status quo bias of type H; The status quo generates a mental restriction to the agent and extinguishes the incentives problem of the second period; At last, the second period solution’s is top and bottom efficient.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2014.
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