Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarianaFernandesRodriguesBarretoRegis.pdf494,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Irmandades negras, transformação e perpetuação da cultura africana na América portuguesa
Autor(es): Regis, Mariana Fernandes Rodrigues Barreto
Orientador(es): Marques, Teresa Cristina de Novaes
Assunto: Negros - religião
Negros - história
Cultura afro-brasileira
Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Escravidão
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 28-Abr-2014
Referência: REGIS, Mariana Fernandes Rodrigues Barreto. Irmandades negras, transformação e perpetuação da cultura africana na América portuguesa. 2013. 37 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia têm como objetivo abordar as irmandades católicas de pretos do final do período colonial, aonde o foco da análise é a origem da população escrava, vinda da África ou já nascida no Brasil, dentro do contexto das irmandades negras, e como estas irmandades eram semelhantes em diferentes centros populacionais da colônia, que são: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A discussão se faz através da análise das religiosidades africanas que passaram pela intervenção europeia e deram origem a uma nova forma de culto com influências católicas e de ritos tradicionais africanos. Analisando assim as comunidades dos cativos dentro de irmandades católicas, procurando enxergar como era relizado o culto católico ao mesmo tempo em que mantinham suas tradições religiosas herdadas do continente africano. Neste sentido, as irmandades de negros são vistas como ambientes de perpetuação e resistência da cultura africana na América Portuguesa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons