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Título: Desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Reis, Liliane Ferreira dos
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Leitura - educação
Letramento
Prática de ensino
Aprendizagem
Data de apresentação: 5-Dez-2013
Data de publicação: 29-Abr-2014
Referência: REIS, Liliane Ferreira dos. Desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo objetivou analisar o planejamento e a prática de trêsprofessores do Ensino Fundamental dos anos iniciais de uma escola pública do Distrito Federal em relação ao desenvolvimento da leitura em seus alunos. Foram definidos como objetivos específicos: Investigar a aprendizagem significativa e sua influência para a formação de alunos leitores e bons escritores; Identificar os conceitos de leitura e letramento na história da sociedade brasileira; Identificar as concepções de leitura e de letramento dos professores de hoje; Analisar a importância do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em suas salas de aula; Investigar que práticas pedagógicas são desenvolvidas pela escola em relação a formação de alunos leitores; Analisar a relação do docente com a leitura e com o livro de literatura em suas práticas leitoras; Identificar facilidades e dificuldades que os professores participantes têm para trabalhar com leitura, escrita e letramento com seus alunos. Para que tais objetivos fossem alcançados, organizamos o referencial teórico tomando como base as orientações de alguns autores, tais como Bortoni, Soares e Cagliari, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que especificam sobre os temas e conceitos que nos permitam compreender a relação do aluno com assuntos referentes à leitura, escrita, letramento e a literatura infantil no ambiente escolar. A metodologia de pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados observações em três turmas do Ensino Fundamental dos anos iniciaise entrevistasestruturadas com as respectivas professoras. Concluímos que quando o pedagógico referente a leitura e a escrita é elaborado de maneira eficiente,sendo levado em conta as dificuldades encontradas, tais como a participação da família e a falta de acervo, contribui para a formação de alunos leitores e escritores competentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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