Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7402
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreLuisGoncalvesdaCosta.pdf564,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.contributor.authorCosta, André Luís Gonçalves da-
dc.identifier.citationCOSTA, André Luís Gonçalves da. O pedagogo no espaço não-escolar: o caso da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. 2013. 82 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractA Pedagogia oferece várias opções de atuação para os seus egressos. Diferentemente da visão predominante de que o pedagogo necessariamente vai para as escolas, trabalhar em sala de aula com crianças, o panorama atual apresenta uma série de outras vertentes, como a atuação em hospitais, com movimentos populares, em organizações não-governamentais (ONG’s), dentre outros. O contexto empresarial é outro campo não escolar da atuação pedagógica que ao longo do tempo foi se estabilizando e hoje se apresenta como opção para o egresso do curso de Pedagogia. O presente trabalho tem como proposta o aprofundamento dos conhecimentos acerca desse contexto, investigando os aspectos de formação do pedagogo com foco nos seus impactos na atuação empresarial e nas suas possíveis deficiências, lacunas que se apresentam quando o profissional ingressa no mercado de trabalho. Além disso, busca compreender as demandas organizacionais para esse novo profissional. Para atingir esses objetivos, realizou-se um estudo de caso na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, por meio de análise dos documentos da empresa que caracterizam o pedagogo e de uma entrevista com uma pedagoga da empresa. As informações obtidas conduziram para a compreensão da grande aproximação entre o pedagogo empresarial e as atividades de capacitação e desenvolvimento na empresa. Entretanto, observou-se que o pedagogo empresarial deve estar atento também a outras relações da organização que também apresentam, de forma mais sutil, aspectos educacionais. O dinamismo e a disposição em sempre aprender mais, estando em contato intenso com outras áreas de conhecimento, foram características do pedagogo empresarial reconhecidas por esse estudo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordMetrô - Distrito Federal (Brasil)en
dc.titleO pedagogo no espaço não-escolar : o caso da Companhia do Metropolitano do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-30T01:16:01Z-
dc.date.available2014-04-30T01:16:01Z-
dc.date.issued2014-04-30T01:16:01Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7402-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons