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Título: A contribuição dos contos de fadas ao desenvolvimento infantil no âmbito da pedagogia Waldorf
Autor(es): Andrade, Rafaela Guimarães de
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Contos de fadas
Antroposofia
Crianças - desenvolvimento
Pedagogia
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 16-Mai-2014
Referência: ANDRADE, Rafaela Guimarães de. A contribuição dos contos de fadas ao desenvolvimento infantil no âmbito da pedagogia Waldorf. 2013. vi, 103 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho analisou a contribuição dos contos de fadas ao desenvolvimento infantil no âmbito da Pedagogia Waldorf. Tal narrativa é bastante utilizada como instrumento pedagógico e apresenta-se como importante ferramenta para a educação das crianças. A escolha do tema e do contexto onde se realizou a pesquisa - a Escola Waldorf Moara de Brasília – justificou-se devido a sua forte expressão no âmbito da Educação Waldorf, e ao meu grande interesse por essa prática. Assim, apoiado na Antroposofia - filosofia desenvolvida por Rudolf Steiner, o trabalho identificou os fundamentos que norteiam as práticas da Pedagogia Waldorf, assim como sua visão acerca de desenvolvimento humano. Quanto aos contos de fadas, o trabalho analisou, além de sua trajetória histórica, o significado, a importância e utilização prática nessa pedagogia. Foram abordadas as ideias de autores antroposóficos, em especial, Sueli Passerini; e de outros autores que contribuíram para a reflexão acerca dos contos de fadas no processo de desenvolvimento infantil, como Marie Louise von Franz e Bruno Bettelheim. A metodologia utilizada foi a observação participativa, de abordagem qualitativa, que possibilitou a construção de um diário de bordo da minha práxis no jardim de infância da Escola Waldorf Moara. Assim, com base na prática vivenciada, foi possível compreender a magia dos contos de fadas e refletir a respeito das suas contribuições ao desenvolvimento infantil, na medida em que penetram em camadas profundas da criança, e imprimem, de maneira subjetiva, soluções para seus conflitos internos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyzed the contribution from the fairytales to the development infant in an ambit of Waldorf Education. That feirytales is widely used as a pedagogical instrument and also as a very important tool for the education. Because their strong expression in the scope of Waldorf Education and my large interest in this practice, was justified the choice of the theme and the place where this research was developed: School Waldorf Moara of Brasília. So, supported by the Anthroposophy – philosophy developed by Rudolf Steiner whose identified the fundamentals that guide the Waldorf Education’s practices, as well as the vision about the human development. About the fairytales, this work analyzed beyond the historic trajectory, the meaning, the importance end the use of this practice. Were addressed the ideas from the anthroposophic authors, specially the author called Sueli Pecci Passerini. However, others authors were cited, like the psychologist analytical Marie Louise von Franz and the psycholanalyst Bruno Bettelheim, highlighting their contribution with the theme. The methodology used was the participatory observation, whose qualitative approach enables the construction of a logbook from my participation in a school Waldorf Moara’s kindergarten. So, based on in all those things, it was possible comprehending the magic from the fairytales end make some reflection about the contributions to the infant development, in accordance with penetrate deep layers of the children, making subjective suggestions for theirs internal conflicts.
Informações adicionais: Monografia (Graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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